Saúde
Tosse seca: o que pode ser? Saiba como tratar
Compartilhe:
De uma simples irritação a um sintoma de doenças mais graves, a tosse seca exige atenção e tem tratamento.
Reflexo do sistema respiratório, é uma resposta a estímulos enviados pelos brônquios ou pela traqueia por meio de contrações musculares no diafragma ou na glote.
Apesar de ser muito comum, a tosse classificada como seca é muito incômoda e pode ser um alerta de doenças e alergias no sistema respiratório. Saiba como tratá-la a seguir:
Causas de tosse seca
A tosse tem como objetivo expelir micro-organismos que afetam as vias aéreas, como garganta, nariz ou até mesmo pulmões.
Saiba o que pode ser tosse seca a seguir:
Gripe e resfriado
Sintoma comum em quadros virais ou bacterianos, a tosse seca pode ser a manifestação de gripes e resfriados.
Problemas no coração, rim ou estômago
Ela ainda pode ser uma resposta a alterações cardíacas, nos rins ou no estômago, tais como infarto, nefrite e refluxo, respectivamente.
Tumores e câncer
Ainda pode ser fruto de tumores benignos ou malignos. Estes casos, porém, não costumam ser comuns.
Alergias e infecções
A tosse seca pode ser uma resposta do organismo a quadros como rinite alérgica, faringite irritativa, pneumonia, amigdalite, laringite, traqueíte ou laringotraqueíte.
Nesse caso, ela pode perdurar após o tratamento, uma vez que o organismo está tentando eliminar o resto dos micro-organismos que estavam atrapalhando o sistema respiratório
Embolia pulmonar
Em casos mais sérios, a tosse seca pode ser sinal de embolia pulmonar, condição em que artérias dos pulmões são bloqueadas por coágulos ou trombos.
Tabagismo
O tabagismo pode ser um desencadeador de problemas respiratórios e é contraindicado para quem apresenta qualquer tipo de tosse.
Frio
O frio pode ser um fator de risco por mais de uma razão. Além de abalar o sistema imunológico e aumentar irritações nas vias aéreas, ele também estimula aglomerações de pessoas, facilitando a transmissão de germes, vírus e bactérias.
Por que tosse seca piora à noite?
O problema tende a piorar à noite porque neste período o hormônio responsável por liberar o anti-inflamatório e o antialérgico natural do corpo fica menos ativo, o que gera um estado de maior vulnerabilidade.
Outro fator para ser levado em consideração é a posição em que a pessoa dorme. Deitar com travesseiros baixos tende a prejudicar as funções de drenagem das secreções nas vias aéreas, o que favorece seu acúmulo. Portanto, dormir com travesseiros mais altos pode ajudar quem sofre com tosse seca noturna.
Além disso, muitas vezes no período da noite faz mais frio e as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados. Estes dois fatores podem ser irritantes para as vias respiratórias, principalmente se houver exposição ao pó, por exemplo.
Tipos de tosse
Tosse produtiva
Diferente da tosse seca, a tosse produtiva é aquela que apresenta catarro, podendo ser mais claro, espesso, branco, amarelado, esverdeado e, em alguns casos até acinzentado.
O catarro é uma produção de pequenas glândulas que ficam abaixo das mucosas e revestem internamente as vias respiratórias. Sua composição tem aproximadamente 90% água, sais e restos celulares, sendo sua função a de proteger as vias aéreas de infecções que podem ser causadas por vírus, bactérias e quaisquer micro-organismos que possam ser nocivos para a saúde respiratória.
É muito importante ficar atento ao catarro, uma vez que ele pode ser a indicação de doença viral ou bacteriana, sendo necessária a avaliação de um especialista para tratamento adequado.
Tosse alérgica
A tosse alérgica é um processo que costuma ocorrer quando o indivíduo tem contato com alguma substância que cause irritação e, normalmente, está associada à poeira, pelos de animais ou pólen de árvores e flores.
Seus sintomas incluem a tosse sempre seca, persistente, com mais força no período noturno e muito irritativa.
Tosse seca psicogênica
Este tipo de tosse seca constante é apresentada como um hábito, mesmo quando a pessoa não está doente e não tem a garganta irritada.
Normalmente, é causada por estresse ou ansiedade.
Grupos de risco
Apesar de todas as pessoas poderem desenvolver tosse, dois grupos em especial são mais vulneráveis a complicações:
Bebês
A tosse é a principal forma de defesa do organismo do bebê para proteger seu sistema respiratório.
Por estar em processo de formação da imunidade, é importante ter bastante atenção ao comportamento da tosse seca em bebês. Ar seco, mudança de tempo, gripes, resfriados, coqueluche e refluxo são algumas das principais causas.
Para evitá-la, é importante mantê-los hidratados e buscar um médico ao notar alterações.
Gestantes
Já no caso de grávidas, as intensas mudanças hormonais deixam o corpo mais vulnerável, podendo apresentar tosses, resfriados e gripes, além de ter predisposição ao refluxo causado pela pressão no estômago, o qual atrapalha as vias respiratórias.
O quadro de tosse seca costuma regredir em alguns dias, mas pode causar falta de ar, incontinência urinária e insônia.
Durante a gravidez, assim como com bebês, o cuidado deve ser redobrado. É extremamente contraindicada a automedicação, sendo mais prudente buscar especialistas que orientem a conduta adequada.
Tratamentos para tosse seca
Ao apresentar tosse seca recorrente é recomendado procurar um clínico geral, pneumologista ou otorrinolaringologista.
Tratamentos caseiros
Para diminuir o incômodo é possível adotar algumas medidas caseiras que auxiliam no cuidado com as vias respiratórias.
Processos como inalação e manter o corpo hidratado são fortes aliados de uma saúde respiratória forte.
Além disso, é importante estar com o corpo descansado e não segurar a tosse.
Caso a pessoa seja fumante, é indicado parar o quanto antes.
Receita caseira para tosse seca
Uma forma de lubrificar e manter as vias aéreas hidratadas é fazer um xarope para tosse seca. Veja como a seguir:
Xarope caseiro
Ingredientes
- 25 jujubas (fruta) secas
- 1 pera fatiada
- 1 gengibre sem casca fatiado
- 2,5 litros de água
- 4 paus de canela
- Mel a gosto
Modo de preparo
Basta colocar as 25 jujubas secas, a pera, a canela e o gengibre em uma panela com água e deixar ferver até obter um aspecto grosso. Depois, é só coar, adicionar mel, colocar em um vidro e tomar uma colher de sopa por dia.